Para garantir o bom desempenho e conservação, é necessário fazer a manutenção correta das máquinas agrícolas, com verificações e controlos periódicos, e seguir as recomendações do manual do fabricante do equipamento. Ao fazer isso, poderá aumentar a vida útil da máquina, reduzir o tempo de inatividade e evitar despesas desnecessárias.

Essas medidas são necessárias principalmente quando o equipamento trabalha em condições desfavoráveis, como terreno irregular, excesso de poeira e humidade, entre outros.

Compreenda a importância da manutenção de máquinas agrícolas.

Com o uso do próprio equipamento ao longo do tempo, as peças sofrem desgaste progressivo que prejudica o seu funcionamento. Como resultado, temos uma queda no desempenho da máquina, o que afeta toda a produção no campo. E o pior é que essa situação costuma passar despercebida, levando à paralisação das máquinas para reparações.

Outro problema causado pela falta de manutenção das máquinas refere-se à segurança e saúde dos trabalhadores. Afinal, defeitos e desgastes nesses equipamentos aumentam o risco de acidentes, como os causados ​​por falhas elétricas e peças soltas.

Outra consequência não intencional da falta de manutenção é o aumento dos custos. Sem a prevenção adequada, a vida útil das máquinas é reduzida, exigindo uma substituição mais rápida do equipamento.

Para evitar esses problemas, recomenda-se a manutenção preventiva, que aumenta a vida útil das máquinas, envolve reparações mais económicas e não interrompe a produção.

Check-ups Periódicos

Para garantir a eficiência dos equipamentos agrícolas, deve começar por check-ups periódicos.

Alguns fatores a considerar:

  • Pressão e condição dos pneus
  • Nível de fluidos do cárter, radiador, transmissão e outros
  • Sistemas elétricos
  • Filtros de ar e óleo
  • Lubrificação elementos rotativos e transmissões
  • Tensão das correntes
  • Bombas hidráulicas
  • Ruídos e vibrações
  • Fugas de fluidos
  • Desgaste de consumíveis

Se algum desses fatores não for adequado, é necessário tomar as medidas necessárias. Caso contrário, poderá ter problemas com suas máquinas, com consequências diretas nos custos do seu agronegócio.

Além disso, para manter as máquinas em bom estado, é necessário utilizá-las corretamente, sem sobrecarregá-las e respeitando o manual de instruções. Portanto, é importante que o operador formado para realizar essas verificações diárias nos componentes importantes da máquina.

A limpeza de máquinas agrícolas é outro fator que aumenta a vida útil desses equipamentos e ajuda a reduzir os problemas causados ​​pelos sedimentos. Este procedimento é importante porque o acumular de pó pode comprometer o desempenho dos filtros, aumentar o consumo de combustível, identificar algum problema existente camuflado e danificar outras peças. É recomendado lavar as máquinas com ar comprimido ou com detergentes específicos, nos casos mais graves.

Para o cálculo do tempo de reposição das peças, deve-se levar em consideração as horas trabalhadas pelas máquinas, o tipo de solo e a atividade desenvolvida pelo equipamento.

Os intervalos de manutenção também devem considerar as condições de trabalho. Em serviços mais severos e com mudanças bruscas de clima, é recomendado seguir intervalos mais curtos no plano de manutenção.

Dicas para um bom desempenho.

* Os filtros devem ser trocados de acordo com as recomendações do fabricante.

* O nível de óleo do motor, a pressão do óleo e o sistema de refrigeração devem ser observados.

* Active o circuito hidráulico para evitar oxidação e incrustação.

* Após o trabalho, limpe e lave as partes internas e externas, retirando folhas e galhos. Além disso, aplique lubrificante nas peças de metal.

* Limpe radiadores para verificar se há poeira e impurezas.

* Armazene as máquinas em local coberto, ventilado e seco, para evitar a deformação dos pneus.

* Utilize consumíveis originais para um bom desempenho e calibração do equipamento.

Se pretender um check-up ao seu equipamento contacte-nos

Subscreva a nossa Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter

Receba novidades e descontos exclusivos para os nossos subscritores.

Prometemos não enviar demasiados emails.

Subscreveu com sucesso.